Quer crescer?

Cerque-se de pessoas melhores que você!

Atila Persici Filho
3 min readFeb 22, 2021

A crítica dói, mas nos permite crescer!

O assunto feedback (Avaliação), por mais que existam métodos e formas variadas de conduzir, ainda é um “desconforto” nas empresas.

Primeiro porque as pessoas, em geral, não estão preparadas para dar e nem receber.

Segundo porque muitas vezes não passa de um rito para “cumprir tabela” da solicitação do RH e nada é feito com o resultado disso: Nem pessoalmente, nem institucionalmente.

Nunca devemos generalizar, óbvio, mas já passei por MUITAS empresas, em diversos setores, e na média, corresponde a maioria!

As pessoas não são preparadas para lidar com a crítica! Culturalmente não aceitamos o erro!

Por isso, poucas são aquelas que ouvem com consciência, escolhem APRENDER e crescem!

As vezes ignorar a forma e se atentar a mensagem pode ser transformador, se você decidir ser alguém que quer crescer continuamente.

Na realidade, um rito de feedback nunca deveria ser uma surpresa, uma vez que, em tese, damos e recebemos feedback diariamente!

Portanto, se o momento do feedback formal lhe apresentar surpresas, procure ouvir atentamente! Pois a surpresa indica algum grau de desalinhamento com a forma como você enxerga sua realidade em relação a forma que outra pessoa enxerga!

Entenda, que por pior que seja uma avaliação, ela nunca tem o objetivo de te prejudicar! Sempre um momento de avaliação é para crescimento!

Seja de um superior para seu subordinado, seja o contrário! O fato de estar em nível de liderança, não significa que o gestor está blindado de feedback da equipe! Atenção gestores: Ouçam sua equipe! QUEIRAM OUVIR SUA EQUIPE!

Na maioria das vezes que uma pessoa pede desligamento, ela está se demitindo da liderança! Pense nisso!

Ouça com consciência! Critique-se! Melhore sempre!

Tudo que envolve “pessoas” se torna complexo, mas todo mudança começa quando a PRÓPRIA PESSOA DECIDE MUDAR!

O grande desafio de um líder é “duplicar-se”! Formar pessoas não trata-se somente de uma questão de conhecimento técnico, afinal conhecimento é commodity. Trata-se de desenvolver no próximo, respeitando o seu perfil, os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e o raciocínio para tomada de decisões que correspondem ao necessário para te substituir!

Se você não se enxerga “abaixo”, fica difícil “subir”. Em última instância, se você não enxerga a sua sucessão #ficaadica a culpa é sua!

--

--

Atila Persici Filho

Empresário, Consultor de Estratégia & Inovação, Marido e Pai.