Seu chefe pode confiar em você?

E sua equipe, pode?

Atila Persici Filho
3 min readFeb 18, 2021

É comum surgirem dúvidas sobre as questões de engajamento das pessoas, motivação, compromisso etc. Mas é mais comum ainda encontrarmos gestores que não confiam a estratégia ou os resultados para o seu time.

Concordo que não devemos simplesmente abrir e compartilhar TUDO, mas SEMPRE é possível deixar o mais claro possível quanto ao que cabe a cada qual!

Se a direção do seu negócio não está claro pra quem trabalha contigo, como esperar envolvimento?

Se o propósito do seu negócio, ou da sua área, não está claro para o seu time, como esperar engajamento?

Se seu time não possui um objetivo a ser perseguido, como esperar compromisso?

Se você não deixa claro o que espera das pessoas, como esperar motivação?

As pessoas sempre vão querer “fazer parte”, é uma questão de essência! O ser humano é um ser que vive em comunidade, o tal “Senso de Pertencer” escrito em várias paredes de empresas por aí, é uma questão de vivência.

O que fortalece cultura é o alinhamento dos propósitos! Se o propósito não está claro para ambos os lados, não há porque esperar nada além do que foi “contratado/pedido”.

Na maioria dos casos, pessoas são contratadas pelo técnico, mas desligadas pelo fator comportamental. Evidente que nisso há muito gestor covarde que sequer utiliza do feedback para tentar desenvolver/corrigir alguém, afinal é mais fácil trocar (e mais custoso para negócio também — mas isso é assunto para outro dia).

Quer compromisso? Engajamento? Equipe motivada? Aprenda a confiar, aprenda a FORMAR e DESENVOLVER o seu time. Sinceridade intelectual é fator chave! As “regras do jogo” tem que estar claras! Trazer clareza é confiar!

Duvida!? TENTA! Te desafio a me provar que não dá certo!

Podemos criar ambientes melhores! Ambientes melhores trazem resultados melhores! Resultados melhores geram confiança! Confiança gera investimento! Investimento gera mais oportunidades, para o negócio, para você e para todo mundo.

O ex-reitor e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, Derek Bok, afirmou (sabiamente) o seguinte: “Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.”

Analogamente afirmo: “Se você acha que seu time não precisa conhecer sua estratégia, experimente ver cada um (ou cada área) ir numa direção diferente.”

Existem formas de “traduzir” a estratégia na sua estrutura, sem comprometê-la.

Quer saber mais? Deixe-me saber!

--

--

Atila Persici Filho

Empresário, Consultor de Estratégia & Inovação, Marido e Pai.